A primeira camada da sua impressão 3D (também conhecida como first layer) é primordial para o sucesso e qualidade da sua peça, pois ela é o "alicerce" da impressão. Além de garantir a aderência do material na cama da impressora (falaremos mais sobre isso a diante), a primeira camada também é responsável por evitar a "propagação de erros" para as próximas, tornando sua peça muito mais uniforme e consequentemente mais forte.
Um artista mexicano chamado Jorge Méndez Blake tem uma obra que apesar de não ter nada de impressão 3D, ilustra com perfeição a propagação de um erro na "primeira camada". Ele colocou um livro debaixo de uma pilha de tijolos (primeira camada), e esse livro causou uma deformação enorme no alinhamento dos tijolos do muro, veja:
O intuito da obra é mostrar o impacto (Gigante) que um livro pode causar na vida de uma pessoa, mas trazendo para o mundo das impressões em 3D, o efeito causado pelo livro representa bem oque acontece com a sua peça se você não regular a altura corretamente ou não limpar a cama da impressora 3D antes de imprimir.
Ok, Alexandre. O problema eu já conheço, mas como resolve-los?
A altura ideal da primeira camada depende da espessura do bico, do material utilizado e até mesmo da temperatura de extrusão, por isso vamos usar como parâmetro de calibração o formato que o material estrudado sai no bico (também conhecido como nozzle). Você saberá quando a altura está correta quando as primeiras linhas na cama não estão nem "soltas" e nem "amassadas"), mais um menos como a ilustração ao lado.
Se o material extrudado estiver muito arredondado (1º Nozzle da figura), ou mesmo descolando da cama de impressão, isso significa que seu bico (nozzle) está muito alto, e é preciso baixa-lo.
Se as linhas impressas estiverem "esmagadas" na cama de impressão, isso significa que seu nozzle está muito baixo. Tome muito cuidado com esta situação, pois o nozzle quente e desregulado para baixo pode danificar (riscar) permanentemente a sua cama de impressão!
Cada impressora tem o seu método de baixar o nozzle, no caso das minhas (Prusa i3 MK3S) eu consigo fazer isso pelo próprio painel da impressora na função "Live Z Calibration" que me permite alterar em 0.001mm em tempo real, até o a linha da primeira camada fique como o 3º exemplo de nozzle abaixo.
Comments